Auditório da Praça do Colono é nomeado Anton Fleishmann

Por Cléber Sabino - Ascom-PMVP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

A Câmara Municipal aprovou na última sessão ordinária, o Projeto de Lei do Executivo Municipal que nomeia o auditório da Praça do Colono, Anton Fleishmann.

O projeto foi aprovado por unanimidade. A homenagem se originou de indicação da vereadora Neusdete Rossini Moreira, apreciada pelos vereadores no dia 03 de março passado.

A história do senhor Anton Fleishmann

Anton Fleishmann nasceu no dia 04 de agosto de 1903, em Viena, na Áustria. Chegou ao Brasil em janeiro de 1922 aos 17 anos de idade juntamente com sua família, fugindo da Primeira Guerra Mundial, indo morar inicialmente em Baixo Guandú-ES. Depois se transferiu para Colatina. Em seguida para Afonso Cláudio, onde exerceu a função de pedreiro. De Afonso Cláudio, mudou-se para Resplendor-MG, até chegar em Vila Pavão.

Em Vila Pavão, o senhor Anton Fleishmann e a esposa, Paulina Damm Fleishmann adquiriram uma propriedade no interior, situada no Córrego Santa Filomena e foram viver com os filhos Theodoro, José, Valter e Henrique e as filhas, Amália, Rosalina, Elda, Alice e Almira.

Terreno do cemitério

O terreno onde está instalado o cemitério do Córrego Santa Filomena foi uma doação do Senhor Anton.

Primeiro dentista da cidade

O senhor Anton é considerado o primeiro dentista de Vila Pavão, tendo recebido noções práticas de odontologia em Colatina, cidade de maior progresso na época. Seu consultório dentário inicialmente funcionava no local, onde hoje está situada a Delegacia de Polícia Civil da cidade, depois foi transferido para a rua XV de Novembro, no centro da cidade.

O senhor Anton Fleishmann faleceu no dia 25 de novembro de 1987 de causas naturais, neste município, deixando como legado, longos anos de dedicação à saúde bucal e à autoestima de toda a comunidade.

Data de Publicação: segunda-feira, 02 de maio de 2022