SESA quer trazer a Ouvidoria para mais perto do cidadão

A ideia, segundo o ouvidor da SESA, Rafael Vulpi Caliari, é percorrer todos os municípios do ES nos próximos três anos para levar informações à população acerca desse espaço de participação social.

02 de dezembro de 2019 às 00h00.

Por Cléber Sabino - ASCOM-VP

A Secretaria de Estado da Saúde (SESA), iniciou por Vila Pavão um trabalho para fortalecer as ouvidorias nos municípios, principalmente, a rede de ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS).

A ideia, segundo o ouvidor da SESA, especializado em gestão de Saúde Pública, Rafael Vulpi Caliari, que juntamente com a assistente social pós-graduada em Micropolítica em Saúde Técnica em Ouvidoria, Emiliana Almeida D’Almeida, que coordenaram um workshop na cidade, especificando a inciativa, é percorrer todos os municípios nos próximos três anos para levar informações para a sociedade acerca desse espaço de participação social.

Ouvidoria pode ser definida como canal de comunicação com o cidadão, tendo como missão compartilhar informações, contribuindo para a transparência das ações e para a formação de uma cultura de respeito aos direitos humanos, promovendo a difusão da cidadania e da democracia. Tem a finalidade de contribuir para garantir transparência, eficácia, economicidade, efetividade, presteza, compromisso público e ético nas atividades desempenhadas pelos agentes políticos e servidores públicos e a responsabilidade de receber, analisar, encaminhar e acompanhar as manifestações da sociedade civil.

Para que serve uma Ouvidoria? Como é o trabalho desenvolvido por ela? Como a pessoa pode registrar uma manifestação e a importância para a gestão pública, uma vez, que ela terá acesso aos dados e assim poderá melhorar os serviços prestados? Esses e outros assuntos foram debatidos e detalhados durante o evento, realizado no auditório da Escola Professora Esther da Costa Santos na noite do dia 26 de novembro (terça-feira passada) para mais de quarenta pessoas, representantes de vários segmentos da sociedade local.

O Workshop em Ouvidoria e Sistema Único de Saúde foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde.

O prefeito Irineu Wute e o vice-prefeito José Wilson Vieira marcaram presença no evento. Em sua fala, na abertura dos trabalhos, Irineu destacou a importância dos mecanismos que fortaleçam o Sistema Único de Saúde. “O aprimoramento de ferramentas como esta, de alguma maneira irá convergir no objetivo final que é a prestação de serviços de qualidade à população”, disse.

Ouvidoria Municipal

No município de Vila Pavão, tanto a Prefeitura Municipal como a Câmara de Vereadores possuem Ouvidorias próprias à disposição dos cidadãos que podem facilmente ser acessadas eletronicamente pelos portais oficiais dos dois poderes no ícone E-ouv, ou presencialmente, para quem não tem acesso à internet.

O atendimento presencial é realizado na sede da Prefeitura de Vila Pavão, localizada na Rua Travessa Pavão, nº 80, Centro, CEP 29.843-000, no seguinte horário de funcionamento: Seg - Qui, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 17h00 | Sex, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00.

As manifestações: sugestões, elogios, solicitações, reclamações, denúncias e dúvidas podem ser feitas ainda pelos telefones (27) 3753-1001 / (27) 3753-1196 / (27) 3753-1195 / (27) 3753-1022.

Já na Câmara Municipal o atendimento presencial é realizado na sede do referido órgão público, localizado na Rua Travessa Pavão, n° 63, centro, CEP 29.843-000 (em frente à Prefeitura Municipal), no horário de funcionamento que vai das 7h00 às 13h00, de segunda à sexta-feira. Além do site (E-sic) e da forma presencial, Sugestões, elogios, solicitações, reclamações, denúncias e dúvidas ainda podem ser manifestadas através do telefone (27) 3753-1209.

A Ouvidoria garante que os seus dados servirão para avaliar melhor as políticas públicas e propor melhorias voltadas para você ou para sua comunidade. Lei nº 13.460/2017.

“A nossa Ouvidoria está sendo aprimorada. Mesmo assim, já conta com um volume grande de demandas que estão sendo resolvidas. Na verdade, nós somos condutores das manifestações dos cidadãos. O nosso trabalho consiste em encaminhar essas manifestações ao setor responsável e trazê-las respondidas ou solucionadas em tempo hábil e encaminhá-las de volta aos cidadãos”, completou o ouvidor municipal Ailto dos Santos Souza.