Chegou a vez dos homens. Novembro é mês de prevenção ao câncer de próstata

Vila Pavão, como faz todos os anos,  aderiu e apoia a campanha do movimento “Novembro Azul”. Depois de chamar a atenção das mulheres para o diagnóstico precoce do câncer de mama, o foco agora são os homens.

Durante todo o mês de novembro, o município vai intensificar as ações e atividades em prol do diagnóstico e tratamento do sexto tipo de câncer mais comum no mundo.

A campanha de conscientização é realizada pela equipe da secretaria municipal de Saúde com o objetivo de esclarecer a população, especialmente os homens, sobre as doenças masculinas, enfatizando a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, a estimativa é que em 2017, tenhamos cerca de 61.200 casos de câncer de próstata diagnosticados no País. O câncer de próstata é a segunda principal causa de óbitos e a mais comum entre os homens em todo o mundo, depois do câncer de pulmão.

Não existe uma forma de se tornar imune à doença. Por isso os exames de sangue e toque periódicos são tão importantes, eles possibilitam o diagnóstico precoce e o tratamento efetivo – além de menos invasivo – aumentando as chances de cura.

A doença atinge principalmente homens acima dos 50 anos de idade e por isso homens nessa faixa etária devem realizar os exames anualmente. Além disso, homens com história de câncer na família correm mais risco, exigindo o início dos exames anuais aos 45 anos de idade.

A secretaria de Saúde de Vila Pavão no decorrer do mês de novembro, estará promovendo atividades para chamar  a atenção dos homens  sobre o câncer de próstata,  incentivando-os a fazer o exame PSA. De acordo com o secretário de Saúde, Cládio da Cruz de Oliveira o exame  será de graça, mas para isso, o homem que se encaixar na faixa de risco deve procurar o Agente de Saúde do seu bairro e córrego. Ele irá tomar todas as providências necessárias.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Vila Pavão

Data de Publicação: segunda-feira, 06 de novembro de 2017