Iniciativa do Legislativo pavoense homenageou os senhores Pedro Menegussi Sobrinho, Lozival Manête Filho, Valdemiro Foerste e Reunilson Maier, figuras que contribuíram para o desenvolvimento do município. Confira!
A Câmara Municipal de Vila Pavão aprovou, nas duas últimas sessões ordinárias, realizadas nos dias 06 e 18 de agosto, respectivamente, quatro projetos de leis legislativos que concedem nomes a ruas da cidade que ainda não possuíam denominação oficial. A iniciativa, que é prerrogativa do Poder Legislativo (Art. 46, XI da Lei Orgânica de Vila Pavão), além de homenagear figuras ilustres que contribuíram para o desenvolvimento do município, também visa facilitar a organização urbana e a identificação de endereços pelos moradores.
A ideia é, no decorrer da atual Legislatura, nomear todas as ruas da cidade que ainda estejam sem denominação, sendo atualmente conhecidas apenas como ruas projetadas. Vale ressaltar que esse trabalho foi iniciado em 2024 e, até então haviam sido nominadas as ruas projetadas 1, 2, 3 e 4 do bairro Nova Munique, homenageando os senhores Elpidio Jusuel Simonassi, Orlando José Rodrigues, José Lourenço Coelho e Valdemiro Schmidt.
As sessões foram marcadas por emoção e bastante concorridas. Contaram com a participação do atual Prefeito João Trancoso, do vice-prefeito Tuila, secretários municipais, ex-secretários, dos ex-vereadores José Carlos “Zeca” Biral e Neusdete Rossini Moreira, além das famílias e amigos dos homenageados. Muito mais do que homenagear pessoas queridas e relevantes para a sociedade, a nomeação de ruas facilita o trabalho dos Correios, poderes públicos, empresas e ajuda os cidadãos a identificar endereços para que possam receber suas correspondências. Sem os nomes, é muito complicado para uma pessoa se situar em uma cidade ou se locomover. Para entender isso, basta visitar uma cidade desconhecida.
Os quatro projetos em questão são de autoria dos ex-vereadores João Trancoso (atual prefeito) e José Carlos “Zeca” Biral e da ex-vereadora Neusdete Rossini Moreira, e foram protocolizados na Legislatura passada, enquanto ainda atuavam como membros do Legislativo pavoense. Os três fizeram uso da tribuna para salientar a relevância da aprovação dos projetos, além de falar um pouco da pessoa homenageada, relembrando boas histórias e discorrendo sobre seus feitos e relevância perante a comunidade.
Trazer esses projetos para pauta foi iniciativa do atual presidente da Casa de Leis, Jadismar Alves de Macedo, que juntamente com os demais parlamentares, pretendem dar continuidade a esse belo e significativo trabalho para a sociedade.
Confira os projetos de lei que foram aprovados a seguir:
Projeto de Lei Legislativo N° 012/2024 - Rua Pedro Menegussi Sobrinho
De autoria do então vereador, hoje prefeito, João Trancoso, o Projeto de Lei Legislativo n° 012/2024 denominou oficialmente a Rua Projetada 01 da localidade conhecida como Loteamento Toninho, bairro Nova Munique, como Rua Pedro Menegussi Sobrinho. Durante a sessão o ex-vereador e também ex-presidente da Câmara, fez uso da palavra na tribuna e não conteve elogios ao falar do homenageado.
Conheça uma pouco da história de Pedro Menegussi Sobrinho
Pedro Menegussi Sobrinho, nasceu em dezembro de 1923, no município de Mimoso do Sul/ES. Após casar-se com Aurora Passini Menegussi, mudaram-se para o Córrego das Flores, noroeste do estado do Espírito Santo. Pedro Menegussi Sobrinho foi um agricultor amante do que mais sabia fazer: trabalhar com a cultura do café, desde o cultivo, beneficiamento e ainda a compra e venda do produto.
Homem portador daquela sabedoria dos simples, que encantava aos que o conheciam. Sua honestidade, retidão de caráter e testemunho de fé o fizeram uma pessoa respeitada e de reputação ilibada. Sr. Pedro também gostava de acompanhar e torcer pelo time de futebol da comunidade, Cruzeiro do Córrego das Flores.
Aos 83 anos partiu deste mundo para junto de Deus, deixando muita saudade e um legado de vida e testemunho imensurável para seus descendentes, parentes, amigos e membros da comunidade religiosa e civil.
Projeto de Lei Legislativo N° 013/2024 - Rua Lozival Manête Filho
De autoria do então vereador José Carlos Biral (Zeca Biral), o Projeto de Lei Legislativo n° 013/2024 nomeia a Rua Projetada 03, na Praça Jacob Lauer, do bairro Nova Munique, como Rua Lozival Manête Filho. O ex-vereador Zeca também solicitou o uso da tribuna e, em seu discurso, proferiu belas palavras ao relembrar do homenageado.
Conheça uma pouco da história de Lozival Manête Filho
Nascido no município de Nova Venécia, no ano de 1966, Lozival Manête Filho, popularmente conhecido como “Lorinho” ou “Lorinho da Farmácia”, mudou-se para Vila Pavão no final da década de 1980 após casar-se com Marilene. Escolheram viver e construir suas vidas em Vila Pavão.
Ao se estabelecer na cidade, comprou uma farmácia e nela trabalhou arduamente por mais de vinte anos. Neste período, com seu carisma de comerciante e uma personalidade simples e irreverente conquistou inúmeros amigos e o respeito da comunidade. Nunca deixou de prestar atendimento àqueles que necessitavam e realizava este trabalho com muito amor e competência. Tornou-se, no decorrer do tempo, um pavoense de coração e, em função do carinho que sempre nutriu pela cidade e pelos relevantes serviços prestados à sociedade, em abril de 2005, foi agraciado pela Câmara Municipal de Vila Pavão com o “Título de Cidadão Pavoense”.
Faleceu precocemente em 2017, aos 51 anos de idade. Porém, sua garra e alegria certamente serão sempre lembradas por todos que fizeram parte de sua vida e por aqueles que também tiveram a oportunidade de conhecê-lo.
Projeto de Lei Legislativo N° 014/2024 - Rua Valdemiro Foerste
De autoria da então vereadora Neusdete Rossini Moreira, o Projeto de Lei Legislativo n° 014/2024 nomeia a Rua Projetada 02, na localidade denominada Loteamento Toninho, bairro Nova Munique, como Rua Valdemiro Foerste. A ex-vereadora Neusdete fez o uso da palavra e, respeitosamente, fez com que todos pudessem relembrar o grande simbolismo e o pioneirismo que o homenageado teve e tem para o município de Vila Pavão.
Conheça uma pouco da história de Valdemiro Foerste
Valdemiro Foerste nasceu em Colatina no ano de 1945. Foi casado com Laura Hammer com quem constituiu família e tiveram quatro filhos. Era comerciante, e morava no centro do município de Vila Pavão.
Era luterano da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Além do comércio, possuía uma propriedade rural no Córrego da Lajinha, onde também tinha um pequeno estabelecimento e mantinha um time de futebol: o Lajinha Futebol Clube. Era um pomerano legítimo, sempre convidado para ser "padrinho" de casamentos, onde apoiava e admirava a tradição desses eventos e em sua loja fazia questão de falar com os clientes na língua pomerana.
Sua maior contribuição foi oferecer o terraço da sua casa para que a ideia da juventude pomerana de fundar um grupo de danças folclóricas não morresse.
Faleceu em outubro de 2017, aos 72 anos de idade, deixando saudade aos amigos e familiares, mas também um grande legado para a cultura pomerana e para o município de Vila Pavão.
Projeto de Lei Legislativo N° 015/2024 - Rua Reunilson Maier
Também tendo como autora Neusdete Rossini Moreira, o Projeto de Lei Legislativo n° 015/2024 nomeia a Rua Projetada 02, na Praça Jacob Lauer, do bairro Nova Munique, como Rua Reunilson Maier. A ex-vereadora Neusdete fez o uso da palavra e, de forma carinhosa e honrosa, enalteceu o inestimável trabalho voluntário que o homenageado prestou à sociedade local.
Conheça uma pouco da história de Reunilson Maier
Reunilson Maier, conhecido carinhosamente como Duda Maier, nasceu em 1967, em Vila Pavão/ES. Casado com Maria Goreti Jacobsen Maier, deixou duas filhas, Tainã e Rainã, e três netos.
Filho de pais agricultores e comerciantes, que contribuíram significativamente para a formação e para o desenvolvimento de Vila Pavão, Duda Maier, como era chamado, dedicou-se à sua cidade natal em diversas frentes. Atuou como comerciante e chegou a se candidatar ao cargo de vereador, mas foi no trabalho voluntário como Conselheiro de Segurança Pública (CSVP) que encontrou seu verdadeiro propósito.
Durante 26 anos, presidiu o CSVP, prestando incansáveis serviços à comunidade pavoense, dentre eles, ajudou a reformar a Delegacia de Vila Pavão, a construir o Posto da Polícia Civil e a arrecadar fundos em prol do município tornando-se uma referência de amizade, de dedicação, de lealdade, comprometido com a justiça e com a comunidade pavoense.
Faleceu em março de 2023, no município de São Mateus/ES, sendo sepultado em sua cidade natal.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
Segunda a sexta-feira de 7h às 13h. Dias de Sessão das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 3753-1209
Rua Travessa Pavão, n° 63 - Centro - Vila Pavão/ES , CEP: 29.843-000 - Caixa Postal 25
cmvp@camaravilapavao.es.gov.br
Primeiras e terceiras terças-feiras de cada mês, com início às 17h. Em casos de feriado, a sessão é realizada no próximo dia útil