Grupo Italiano “Piccolo Pavone” inicia 19ª temporada

11 de maio de 2012 às 00h00.

Grupo de Tradições Folclóricas Italianas Piccolo Pavone estreando traje típico da Sicília, região sul da Itália. Mais imagens no facebook.

Nos dias 5 e 6 de maio aconteceu a 21ª Festa da Polenta de Solidão, Iconha – ES. O evento originalmente surgiu como alternativa para arrecadar fundos para a construção da capela da comunidade local, mas logo tomou projeção e espaço entre os principais eventos da cultura italiana do Estado.  A comunidade de Solidão é formada por uma grande família, o que concede um clima de aconchego a festa.

Foi nesse clima agradável que o Grupo de Tradições Folclóricas Italianas Piccolo Pavone iniciou sua 19ª temporada, numa parceria com a Prefeitura de Vila Pavão e o Programa Ponto de Cultura do Ministério da Cultura. A agenda do grupo tem ainda mais seis viagens ate o fim do mês de julho.

A ocasião se tornou ainda mais especial, pois marcou a estreia de um dos novos trajes do grupo e de muitos novos integrantes. Contando agora com 15 casais, o Piccolo Pavone estreou em Iconha uma vestimenta típica da Sicília, região sul da Itália, que foi conquistada por meio de uma emenda parlamentar apresentada pelo deputado estadual Roberto Carlos (PT), por meio da Secretaria de Estado da Cultura – SECULT, e confeccionada por Dona Maílza, uma das costureiras mais procuradas da região.

“O ano será de muitas novidades para o grupo e para o público que nos acompanha. Temos uma grande experiência e vamos mudar nosso repertório, a fim de levar aos espectadores de eventos culturais apresentações mais ricas, que combinem vestimentas e danças de uma mesma região”, ressalta a coordenadora do grupo, Libian Timm Paganoto Rossim, que é também uma das coordenadoras do Ponto de Cultura Pomitafro.

Atualmente a sobrevivência dos grupos de dança folclórica se tornou mais sustentável em decorrência dos editais de apoio a cultura, lançados, anualmente, pelo Ministério da Cultura e pela SECULT. São diversos editais que possibilitam as entidades culturais recursos para as mais variadas necessidades, desde a criação de sites, a aquisição de vestimentas e adereços, pagamento de translado, entre outros. Os editais permitem aos grupos fazer planos, estabelecer metas financiáveis para que possam crescer, valorizar e elevar a auto estima de seus componentes”.