Prefeito e vereadores cobram da Cesan solução para normalização do abastecimento de água

O fornecimento nos principais bairros da cidade havia sido interrompido na tarde do último sábado (9).

14 de outubro de 2021 às 00h00.

Por Cléber Sabino - Ascom-PMVP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857 

 

A água está voltando às torneiras das casas dos moradores da sede de Vila Pavão. O fornecimento nos principais bairros da cidade havia sido interrompido na tarde do último sábado (9).

Por meio de mensagens de Whatsapp, representantes da Cesan disseram que a situação começaria a ser normalizada durante o dia de ontem, porém, até a manhã desta quinta-feira (14), o problema ainda persistia nos bairros Leopoldina, Nova Munique e Ondina, localizados na parte alta da cidade.

Outro problema que volta acontecer, é que a água estava chegando às torneiras das casas suja e turva, imprópria para o consumo.

Este ano a cidade já teve outros problemas decorrentes da escassez e má qualidade do produto. No mês de junho o líquido distribuído pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), chegava às casas com aspecto amarelado, espesso e barrento, praticamente inviável ao consumo humano e aos afazeres domésticos, como por exemplo, cozinhar, lavar roupa e tomar banho, o que causou grande insatisfação nos moradores que se manifestaram nas redes sociais com enxurrada de posts, fotos e vídeos nas redes sociais.

Na tentativa de pôr fim ao problema, o prefeito Uelikson Boone, o Bolinha, vem mantendo constantemente contato com a Cesan. Em junho desse ano, chegou a promover um encontro na Câmara Municipal que envolveu os vereadores, representantes das comunidades e diretoria da Cesan para discutir o assunto.

Bolinha explica que a estiagem provocou queda no nível dos reservatórios, mas essa não é a principal causa da falta de água na cidade. “A população se revolta com razão. Não é admissível uma família pagar pelo produto e não o ter à sua disposição, ainda mais quando se trata de água, um produto essencial à manutenção da vida”, disse impaciente o prefeito.

 

A causa da falta de água

Representantes da Cesan informaram que inicialmente o problema da falta de água na sede de Vila Pavão foi causada pela queda de energia elétrica no ponto de captação de água bruta. Mas o problema persistiu, mesmo após o restabelecimento da energia, o que indicava possíveis vazamentos na rede distribuição. Para averiguar e solucionar o problema, a empresa enviou uma equipe para o município, no entanto, para iniciar a distribuição seria necessário que o reservatório ganhasse nível, o que não estava ocorrendo. Isso era indicativo de possíveis vazamentos na rede de distribuição, que além de provocar a perda da água, acarreta a turbidez da mesma.

Segundo os técnicos, o problema só pôde ser solucionado com enchimento do reservatório, o que facilitou a busca por vazamentos e a correção da qualidade da água, pois, só assim, pode-se realizar as descargas necessárias para eliminar as impurezas da rede.

 

Fonte: site oficial da Prefeitura Municipal de Vila Pavão

https://www.vilapavao.es.gov.br/noticia/ler/9934

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Facebook

Portais de Serviços

Atendimento ao Público

Segunda a sexta-feira de 7h às 13h. Dias de Sessão das 8h às 11h e 13h às 17h

Telefone

(27) 3753-1209

Endereço

Rua Travessa Pavão, n° 63 - Centro - Vila Pavão/ES , CEP: 29.843-000 - Caixa Postal 25

E-mail

cmvp@camaravilapavao.es.gov.br

Sessões Plenárias

Primeiras e terceiras terças-feiras de cada mês, com início às 17h. Em casos de feriado, a sessão é realizada no próximo dia útil

Localização

Copyright © 2022 Câmara Municipal de Vila Pavão. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.