Município inicia campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, Febre Amarela e Chikungunya

Por Cléber Sabino - Ascom-VP

Com o verão se aproximando, período em que é maior a proliferação da doença –, começam em todo o país as ações de mobilização social para o combate ao Aedes aegypti.

Em Vila Pavão, a campanha começou com palestras nas escolas dos distritos de Todos os Santos e Praça Rica, ministradas pela enfermeira Letícia Pianna, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. Na quarta-feira da semana passada (27), a equipe da Secretaria Municipal de Saúde promoveu um mutirão nos bairros da sede do município com panfletagem e visita às casas para passar orientações aos moradores sobre como eliminar focos do mosquito.

Dia Nacional de Combate à Dengue

O Dia D de combate à dengue em todo o país e no município será realizado em 06 dezembro. Nesse dia, acontecerá na cidade uma caminhada contra o mosquito. A caminhada vai acontecer no centro da cidade e todos estão convidados a participar da ação.

O Aedes aegypti é vetor responsável por transmitir a Dengue, Febre Amarela e a Chikungunya.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, tem o objetivo de mobilizar toda a cidade em prol controle e prevenção da doença, evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti no período do verão, onde as chuvas e o clima quente favorecem o surgimento de criadouros do mosquito.

Controle

Segundo Leticia, a incidência de doenças transmitidas pelo mosquito, em Vila Pavão, está sob controle. "Focos do mosquito temos encontrado muitos, porém, casos de pessoas doentes, nos últimos meses, felizmente, ainda não foram registrados”, disse.

Data de Publicação: segunda-feira, 02 de dezembro de 2019