CÂMARA MUNICIPAL DE VILA PAVÃO - ES

Agricultores pavoenses são homenageados na ALES com a Comenda Dário Martinelli

Mais de 80 mil famílias no Espírito Santo têm a cafeicultura de conilon como principal atividade. E, de acordo com a deputada Raquel Lessa (Pros), isso se dá graças ao trabalho de Dário Martinelli, considerado o “pai” do café conilon no Estado.

“A história do café conilon capixaba se confunde com a biografia do senhor Dário Martinelli. Ele adotou o conilon como causa, desde quando era prefeito em São Gabriel da Palha, nos anos 70, em pleno êxodo rural devido ao Programa de Erradicação do Café”, contou a deputada durante a sessão solene que concedeu a Comenda do Mérito Dário Martinelli a pessoas envolvidas na cadeia produtiva do café, nesta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa (Ales). A Comenda foi criada no ano passado.

“Visionário, Dário adquiriu sementes de uma lavoura remanescente e formou o primeiro viveiro de mudas desse café, colhendo e enviando 40 quilos de semente para outros municípios, doando mudas a produtores e iniciando uma campanha de conscientização”, completou a parlamentar.

Trinta convidados foram os homenageados, entre eles os produtores rurais pavoenses, Adenilson Ferreira dos Santos e Lindemar Sarter. O secretário municipal de Agricultura José Henrique Martins, a convite da Deputada Estadual Raquel, acompanhou os homenageados.

Participaram do evento prefeitos, vereadores e produtores de dez municípios capixabas. No início da sessão, houve um café da tarde, com degustação de café, e apresentação do cantor sertanejo Conrado Rangel.

 

Fonte: site oficial da Prefeitura Municipal de Vila Pavão

Data de Publicação: quinta-feira, 14 de novembro de 2019

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Rua Travessa Pavão, n° 63 - Centro - Vila Pavão/ES
CEP: 29.843-000 - Caixa Postal 25


Telefone: (27) 3753-1209
E-mail: cmvp@camaravilapavao.es.gov.br

Expediente:
Segunda a sexta-feira das 07h00 às 13h00
Dias de Sessão das 08h00 às 11h:00 e 13h00 às 17h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Primeiras e terceiras terças-feiras de cada mês, com início às 17h00
Em casos de feriado, a sessão é realizada no próximo dia útil