Programa de rastreamento do câncer de pele atende no município neste fim de semana

Os atendimentos serão realizados nas dependências da IECLB "Igrejona", nos dias 19 (sábado) e 20 (domingo) de outubro, a partir das 7 horas da manhã.

16 de outubro de 2019 às 00h00.

Por Cléber Sabino - ASCOM-VP

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, traz para o município no próximo fim de semana, mais uma etapa do Projeto de Atendimento Dermatológico (PAD).

Os atendimentos serão realizados nas dependências da Igreja Evangélica de Confissão Luterana (Igrejona), nos dias 19 (sábado) e 20 (domingo) de outubro, a partir das 7 horas da manhã.

O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com suporte da secretaria municipal de Saúde e Igreja Luterana.

A equipe médica do programa atende principalmente pessoas da comunidade pomerana na busca de lesões cancerígenas. A ação é realizada em 11 municípios do interior capixaba: Vila Pavão, Vila Valério, Itarana, Itaguaçu, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Baixo Guandu, Afonso Cláudio, Laranja da Terra, Pancas e São Roque do Canaã.

O atendimento oferecido pelo programa acontece em forma de rodizio sempre nos fins de semana. Além do atendimento ambulatorial, faz pequenas cirurgias e, através de palestras, propõe mudanças comportamentais mais saudáveis em relação à exposição ao sol e à alimentação.

O programa

O projeto de rastreamento do câncer de pele na população do interior do Estado foi criado há mais 30 anos. A ideia do trabalho surgiu quando o médico dermatologista Carlos Cley Coelho, do Hospital das Clínicas, percebeu o grande número de descendentes de pomeranos com lesões cancerígenas. O câncer de pele corresponde a 25% dos tumores malignos registrados no Brasil e, quando detectado no início, tem grandes chances de cura.