22ª Pomitafro. Festa começa nesta quinta e vai até domingo

O evento acontecerá na área de festas de Vila Pavão, localizada no bairro Nova Munique, no período de 29 de agosto a 1° setembro.

27 de agosto de 2019 às 00h00.

Por Cléber Sabino - ASCOM-VP

Começa na próxima quinta-feira, dia 29, em Vila Pavão, a 22ª Pomitafro, evento de integração étnico-cultural criado para celebrar a miscigenação no município. Seu nome surgiu das iniciais de POMeranos, ITAlianos e AFRicanos, principais colonizadores do município.

Desde a realização da carreata do “Esquenta Pomitafro”, pelas ruas da cidade no início do mês, o clima em Vila Pavão é de festa. A cidade está toda enfeitada. A decoração das ruas está mais imponente. Grandes outdoors em pontos estratégicos valorizam a realeza da Pomitafro e os grupos folclóricos; os postes nas entradas da cidade exibem bandeiras correspondentes as três culturas para chamar a atenção e convidar para a festa quem passa pela cidade.

Os moradores do centro, como sempre, capricharam no enfeite de suas casas e os comerciantes produziram lindas vitrines nas fachadas das lojas.

O movimento cultural, criado em 1989, e que tem como um dos principais objetivos resgatar na sociedade pavoense os valores e as manifestações culturais dos povos colonizadores da região, nesses trinta anos, cresceu em todos os sentidos, ganhando reconhecimento em todo o país e até no exterior, onde é estudado e pesquisado.

O evento acontecerá na área de festas de Vila Pavão, localizada no bairro Nova Munique no período de 29 de agosto a 1º de setembro.

Conforme o secretário municipal de cultura e Turismo, Gil Leandro Breger Lauvers Paz, a expectativa é grande e vem por aí muitas novidades envolvendo a estrutura e parte de organização.

"As comissões já estão todas organizadas. Em relação à estrutura da festa teremos também algumas melhorias, principalmente dentro da praça de alimentação com algumas novidades nas barracas de comidas tradicionais. Outra atração da Pomitafro que deve ficar ainda melhor é o 3º Percurso Pomitafro. Deverá ser maior e mais organizado e ao final haverá uma banda musical para recepcionar os milhares de participantes. Na programação do domingo (1/9), a exposição de carros de carros antigos ganhará também mais organização com a articulação dos grupos de Nova Venécia. Enfim, estamos realizando tudo com muito carinho, focando muito na parte cultural, mesmo porque, a Pomitafro é uma festa totalmente cultural e a gente quer zelar pela integridade dela", enfatizou o secretário.

Segurança

Mesmo sem histórico de grandes incidentes, a 22ª Pomitafro receberá atenção diferenciada da Polícia Militar que montou um efetivo com mais de 100 policiais, provenientes do 1º BPM de Barra de São Francisco, 2º BPM de Nova Venécia e 3º BPM de São Mateus para guarnecer o evento. Em relação à acessibilidade, o comandante do Destacamento Policial Militar (DPM), subtenente Alciney Helmer, avisa que está sendo feito um alerta para que motoristas não deixem seus veículos estacionados nas ruas principais do centro da cidade e também na subida de acesso à área do evento, especialmente no sábado, dia 31, para não atrapalhar a realização das esquinas culturais no período da manhã e o 3º Percurso Pomitafro, que começa a partir da 14 horas. Então, atenção motoristas! Esses locais receberão sinalização e, segundo a polícia, haverá fiscalização e notificação.

O 3º Percurso Pomitafro, além das viaturas da polícia, contará com batedores em motocicletas. Segundo o subtenente Alciney Helmer, levando em consideração o sucesso das Pomitafros anteriores e a ampla divulgação, realizada este ano, são esperados para o 3º percurso, em torno de 20% a mais de público, mais ou menos umas 8 mil pessoas.

Programação

No primeiro dia de festa, quinta-feira (29), às 18h30, acontecerá a abertura das barracas típicas da praça de alimentação. Logo em seguida, às 19h, começa a 2ª edição da Quinta Gospel, uma noite de louvor e adoração, que este ano terá um envolvimento maior por parte das igrejas locais que organizam essa programação.

Na sexta-feira (30), a festa começa às 18h com a abertura das barracas típicas da praça de alimentação e apresentação dos grupos folclóricos infantil, infanto-juvenil e categoria adulto Schuhplatller. Depois, às 20h, acontecerá o desfile para escolha das rainhas e princesas pomerana, italiana e afro-brasileira. Às 22h, haverá show tradicional com a banda Os Germanos. E encerrando à noite, à meia-noite, sobe ao palco o cantor Gabriel Sabadim.

No sábado (31), a festa começa cedo, às 8h30, com as Esquinas Culturais Pomerana, Italiana, Afro e Pomitafro, espalhadas por diversos pontos do município que este ano serão temáticas. À tarde, a partir das 15h, acontece o Percurso Pomitafro, com concentração e saída no Posto Ferrari, na saída para Barra de São Francisco, e chegada prevista para às 18h, na área de festas, com show da banda Agitu’s. Já às 20h30, acontecerá a abertura oficial do evento, com show pirotécnico e, logo em seguida, às 21h, haverá show com a atração cultural local, UP Pomerisch. Encerra a noite, show da dupla sertaneja Pedro e Lucas, a partir das 23h30.

O último dia de festa, domingo (01), também terá início logo cedo, com café da manhã típico na abertura das barracas tradicionais, às 8h. Às 8h30, terá início o 2º Encontro de Carros Antigos da Pomitafro, na área externa do parque de festas. Às 9h, haverá o Encontro da 3ª Idade, com tocadores de concertina. Às 11h30, será comercializado almoço típico nas barracas tradicionais pomerana, italiana e afro-brasileira. Às 13h, no palco cultural, dentro da praça de alimentação, terá início a Tarde Cultural, com apresentações de diversos grupos de danças locais e de outros municípios.

Ainda no palco cultural, a partir das 18h, haverá shows com artistas locais. Em seguida, a partir das 19h, show com a banda Brasitália. E encerrando a 22ª Pomitafro, quem sobe ao palco, a partir das 22h, é o cantor Filipe Fantin.

Durante todos os dias de festa haverá comidas e bebidas típicas das três etnias na praça de alimentação, além de parque de diversões, exposição de flores e artesanato e stand do Arquivo Público do ES, onde os visitantes poderão acessar informações de seus antepassados.

A realização do evento é da comissão gestora, grupos folclóricos, entidades culturais, igrejas locais e famílias pavoenses, com apoio da prefeitura de Vila Pavão, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Câmara de Vereadores.

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Facebook

Portais de Serviços

Atendimento ao Público

Segunda a sexta-feira de 7h às 13h. Dias de Sessão das 8h às 11h e 13h às 17h

Telefone

(27) 3753-1209

Endereço

Rua Travessa Pavão, n° 63 - Centro - Vila Pavão/ES , CEP: 29.843-000 - Caixa Postal 25

E-mail

cmvp@camaravilapavao.es.gov.br

Sessões Plenárias

Primeiras e terceiras terças-feiras de cada mês, com início às 17h. Em casos de feriado, a sessão é realizada no próximo dia útil

Localização

Copyright © 2022 Câmara Municipal de Vila Pavão. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.