CÂMARA MUNICIPAL DE VILA PAVÃO - ES

Escolas do município promovem a Pomitafro na sala de aula

Para celebrar a miscigenação no município de Vila Pavão, surgiu a Pomitafro, grande evento de integração étnico-cultural, reconhecido internacionalmente. Seu nome surgiu das iniciais de POMeranos, ITAlianos e AFRicanos, principais colonizadores do município.

A Pomitafro é um movimento cultural criado em Vila Pavão em 1989, e que tem como um dos principais objetivos resgatar na sociedade pavoense os valores e as manifestações culturais dos povos colonizadores da região.

Uma das programações desse evento é a “Pomitafro na Sala de Aula”, que é empregada nas escolas do município, tendo em vista o resgate histórico político, econômico e cultural das etnias pomerana, italiana e africana.

A educadora Clécia Buge lembra que as atividades são desenvolvidas pelos alunos e professores, e depois, são expostas ao público durante a Pomitafro, como forma de divulgar os trabalhos das escolas.

Entre os objetivos da Pomitafro na sala de aula, podemos destacar: desenvolver atitudes democráticas e de respeito às diferenças, reconhecendo e valorizando a diversidade étnico-cultural brasileira; proporcionar momentos de reflexão e debate sobre a questão racial brasileira, possibilitando a formação de conceitos e conclusões; proporcionar de forma lúdica, uma oportunidade de maior conhecimento sobre a cultura negra; Promover reflexão e debate sobre estereótipos e preconceitos cristalizados no modo de pensar das pessoas, sobre os povos negros, italianos e pomeranos e sua cultura; conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como os aspectos socioculturais de outros povos e nações, evitando-se qualquer posição discriminatória baseada em diferenças culturais, de classe, crença, sexo, etnia ou outras características individuais ou sociais.

As atividades começaram a ser trabalhadas nas escolas no início desse mês de agosto. Na EMEF "Professora Esther da Costa Santos", a culminância do Projeto POMITAFRO em sala de aula é nesta semana.

Conforme a professora Kelly Ramlow, a escola está em clima de Pomitafro. “Funcionários e alunos estão empenhados em ornamentar a escola com murais, bandeirinhas das etnias e muita cor e alegria. Na semana que antecede a festa teremos uma programação diferenciada, serão os recreios culturais, com a participação de alguns integrantes da banda Up Pomerisch, Grupo Italiano Infantil Picolo Pavone, desfile cultural, entre outras atividades que serão desenvolvidas e que objetivam valorizar e perpetuar a riquíssima cultura de nossos povos”, contou.

 

Fonte: site oficial da Prefeitura Municipal de Vila Pavão

https://www.vilapavao.es.gov.br/noticia/ler/9419/escolas-do-municipio-promovem-a-pomitafro-na-sala-de-aula

Data de Publicação: terça-feira, 27 de agosto de 2019

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Rua Travessa Pavão, n° 63 - Centro - Vila Pavão/ES
CEP: 29.843-000 - Caixa Postal 25


Telefone: (27) 3753-1209
E-mail: cmvp@camaravilapavao.es.gov.br

Expediente:
Segunda a sexta-feira das 07h00 às 13h00
Dias de Sessão das 08h00 às 11h:00 e 13h00 às 17h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Primeiras e terceiras terças-feiras de cada mês, com início às 17h00
Em casos de feriado, a sessão é realizada no próximo dia útil