Conheça os serviços ofertados pelo CREAS em Vila Pavão

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS,  é uma unidade pública da política de Assistência Social, onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

Nos serviços ofertados pelo CREAS podem ser atendidos famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, em conformidade com as demandas identificadas no território, tais como: violência física, psicológica e negligência, violência sexual: abuso e/ou exploração sexual, afastamento do convício familiar devido à aplicação de medida protetiva; situação de rua; abandono; violência de trabalho infantil; discriminação em decorrência da orientação sexual e/ ou raça/étnica; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família e do PETI em decorrência de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços a Comunidade por adolescente.

Publico Alvo: crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoa com deficiência.

O objetivo do CREAS é prevenir e combater a violação de direitos, ofertando ações especializadas com equipe multiprofissional de orientação, proteção, acompanhamento psicossocial e jurídico, bem como prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente.

As principais ações/atividades que constituem o trabalho social essencial ao serviço e que devem ser realizados pelos profissionais do CREAS são:

• Acolhida;
  • Atendimento individual e suas famílias;
  • Visitas domiciliares;
  • Diagnóstico socioeconômico;
  • Elaboração de estudo social, relatórios social e psicossocial;
  • Orientação sociofamiliar e encaminhamentos para a rede socioassistencial e outras politicas publicas;
  • Grupos de acompanhamento: crianças, adolescentes e mulheres;
  • Palestras e mobilizações;
  • Construção de plano individual e familiar de atendimento, considerando as especificidades da adolescência;
  • Encaminhamento para qualificação e inserção no mercado de trabalho.

O CREAS atualmente constitui uma equipe de referência para efetividade dos trabalhos, que são assistente social, psicólogo e advogado.

O endereço de funcionamento do CREAS na Rua Jacob Ost – Bairro Ondina, nº 254 – Vila Pavão-ES.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 07h às 11h e das 13h às 16h.

Telefone para maiores informações: (27) 3753-1239

Fonte: Site oficial da Prefeitura Municipal de Vila Pavão