Projeto da EMEF "Professora Esther da Costa Santos" conquistou o 1º lugar no Estado e representou o Espírito Santo na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente em São Paulo

O evento ocorreu entre os dias 15 a 19 de junho, na cidade de São Paulo.

26 de junho de 2018 às 00h00.

A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente no Estado de São Paulo, entre os dias 15 a 19 de junho

 

“O Renascer do Bela Aurora: Solução Ecológica Para Recuperação Das Águas Poluídas” esse foi o nome do Projeto que levou a aluna Cleo Bernardina Seidel Vignati do 9º ano, a representar o Espírito Santo na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (V CNIJMA) em São Paulo, que nessa edição teve como tema: Vamos Cuidar do Brasil, Cuidando das Águas.

“O projeto apresenta uma proposta de revitalização do córrego através do tratamento do esgoto, recuperação e manutenção das nascentes e criação de jardins flutuantes, tecnologia que busca melhorar a qualidade da água e aumentar a biodiversidade aquática, restaurando a paisagem da cidade”, esclarece a professora de Ciências, Andréa Cristiane Rodrigues, que esteve ao lado da aluna Cléo na Conferência Estadual.

A Conferência Nacional foi o resultado de debates sobre o tema que neste ano mobilizou cerca de 9.700 escolas em torno desse processo educativo, elaborando projetos de ação sobre a água para transformar a realidade da escola e seu entorno.

Em Vila Pavão, alunos, professores e equipe técnica se mobilizaram com Conferências nas escolas, classificando projetos da EMEF, do CMEA Agostinho Batista Veloso e CEIER para a Conferência Estadual que aconteceu em Nova Almeida entre os dias 11 e treze de junho. Dos 44 projetos de todo o Estado, a EMEF Professora Esther da Costa Santos conquistou o 1º lugar e representou o Espírito Santo na Conferência Nacional em São Paulo, entre os dias 15 e 19 de junho, expondo e explicando o projeto ao lado dos demais estados brasileiros.

Conferência Nacional

Uma profecia muito antiga foi recebida…assim iniciou-se a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente no Estado de São Paulo, entre os dias 15 a 19 de junho de 2018, através de um jogo colaborativo onde “Jovem Escolhe Jovem”, “Jovem Educa Jovem” e “Uma geração Aprende com a outra”. Foram aproximadamente 600 pessoas, 460 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, facilitadores, professores e especialistas para refletir sobre o tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”.

Segundo a professora de Informática Clecia Buge que acompanhou a aluna Cléo na etapa Nacional, “A dinâmica utilizada na Conferência foi uma espécie de brincadeira pedagógica, com atividades animadas, divertidas e transformadoras, constituída de nove missões, que trouxe elementos lúdicos para que os alunos pudessem adquirir mais conhecimentos sobre o tema água. Quem conduziu e idealizou esta metodologia foi Edgard Gouveia Júnior, que convocou a todos os delgados a terem super poderes”.

 Para Cléo, a experiência foi única, pois “fez novos amigos, compartilhou  ideias e experiências, pode vivenciar e experimentar em três dias a riqueza cultural do Brasil de norte a sul, construiu conhecimentos, conheceu ferramentas disponíveis para utilizar em sua comunidade, se envolveu na brincadeira junto aos demais participantes para tornar cada vez mais próximas as práticas sustentáveis de cuidado com a água.”

O desejo de todos os profissionais envolvidos no projeto é que esses jovens continuem ecoando na escola, na comunidade, e em toda sociedade, contribuindo assim para melhorar a qualidade de vida do/no planeta!

Por: Clecia Buge e Kédima Boone Rodrigues.

 

Fonte: Site oficial da Prefeitura Municipal de Vila Pavão

http://www.vilapavao.es.gov.br/projeto-da-emef-professora-esther-da-costa-santos-conquistou-o-1o-lugar-no-estado-e-representou-o-espirito-santo-na-v-conferencia-nacional-infantojuvenil-pelo-meio-ambiente-em-sao-paulo/

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Facebook

Atendimento ao Público

Segunda a sexta-feira de 7h às 13h. Dias de Sessão das 8h às 11h e 13h às 17h

Telefone

(27) 3753-1209

Endereço

Rua Travessa Pavão, n° 63 - Centro - Vila Pavão/ES , CEP: 29.843-000 - Caixa Postal 25

E-mail

cmvp@camaravilapavao.es.gov.br

Sessões Plenárias

Primeiras e terceiras terças-feiras de cada mês, com início às 17h. Em casos de feriado, a sessão é realizada no próximo dia útil

Localização

Copyright © 2022 Câmara Municipal de Vila Pavão. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.