Sessão Solene. Vereadores Homenageiam Grupo Folclórico Pomerano Fauhån

A homenagem, solicitada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal, foi uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido pelo Grupo em prol da cultura pavoense.

18 de maio de 2018 às 00h00.

Homenagem do Legislativo pavoense

 

Os vereadores de Vila Pavão homenagearam na tarde de terça-feira (15), em Sessão Solene, o Grupo Folclórico Pomerano Fauhån pelos 30 anos de existência.

A homenagem, solicitada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal, foi uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido pelo Grupo em prol da cultura pavoense.

“Senhores e senhoras. Em nome dos vereadores deste município, é com muita alegria que presido esta cerimônia alusiva aos 30 anos de existência do Grupo Folclórico Pomerano Fauhån de Vila Pavão”, disse o presidente do Legislativo Municipal João Trancoso ao abrir a Sessão Solene.

O primeiro a se pronunciar foi o sociólogo Jorge Kuster Jacob. Num longo discurso, Jorge contou a história e destacou a importância do Grupo Folclórico Pomerano Fauhån para a formação da identidade cultural do povo de Vila Pavão. “Antes de 1980 a palavra pomerano não era conhecida. O Grupo Folclórico Grupo Folclórico Pomerano Fauhån ajudou a propagar a expressão. Além disso, é motivo de orgulho e um instrumento fomentador da cultura local, que ajudou a influenciar grande parte das manifestações que surgiram no município após a sua fundação”, destacou sociólogo.

“Minhas palavras não podiam deixar de ser de gratidão. Foi um privilégio ter feito parte da fundação desse grupo. É importante ressaltar que tudo começou com um curso de danças folclóricas em Domingos Martins, em 1987. O ano anterior à sua fundação foi de muitos ensaios, de identificar aqueles que realmente queriam fazer parte do movimento, cujo objetivo principal era o resgate da cultura pomerana através das danças folclóricas. Desejo boa sorte para a atual coordenação e que o Grupo Folclórico Pomerano Fauhån possa continuar dando alegria ao nosso povo, que graças a ele, cada vez mais, tem orgulho de ser pomerano”, disse o ex-coordenador, um dos fundadores e atual secretário de Finanças e Orçamento, Valdecir Berger.

“Em nome do Grupo Folclórico Pomerano Fauhån agradeço a Câmara Municipal por essa importante homenagem e apoio. Essa Sessão Solene nos deixa muito orgulhosos e sabedores que podemos contar com os órgãos públicos. Para chegar até aqui o grupo precisou de apoio e atualmente não é diferente. Agradeço também aos ex-integrantes aqui presentes, cuja presença nos motiva a continuar a levar alegria e a cultura pomerana de Vila Pavão a quem não a conhece e a buscar mais conquistas“, relatou Adriane Ramlow de Souza, uma das coordenadoras do Grupo Folclórico Pomerano Fauhån.

O secretário municipal de Cultura e Turismo Gil Leandro Breger Lauvers Paz destacou em seu pronunciamento que o Grupo Folclórico Pomerano Fauhån influenciou decisivamente a cultura pavoense. É um símbolo que leva o nome de Vila Pavão para outros municípios, disse. Gil finalizou lendo um texto intitulado Amor para descrever a sua relação com Grupo Folclórico Pomerano Fauhån. “Tenho orgulho em dizer que faço parte da família Fauhån e pensando no que ia dizer aqui nesta tarde, escolhi essa palavra, que apesar de batida, resumi bem o que é essa família”, concluiu.

O Prefeito Irineu Wutke ressaltou a importância da homenagem (consenso entre os nove vereadores do município), para a valorização e incentivo da cultura local. Irineu lembrou que a cultura quando enraizada e forte é um poderoso instrumento de desenvolvimento, uma vez que, movimenta diversos setores de negócios e serviços que trazem retorno econômico para o município. “Nosso município tem uma existência de menos de 30 anos e já se preocupa com o resgate da história. Os relatos e registros dos vereadores e demais pessoas deixados aqui hoje foram uma verdadeira aula sobre a história de Vila Pavão”, disse o prefeito que de forma inédita encerrou seu pronunciamento proferindo um agradecimento na língua pomerana.

A primeira apresentação aconteceu no dia 15 de maio no então Cier em 1988 em comemoração ao dia das mães. Batizado de Grupo Folclórico Pomerano, no início era um grupo apenas de danças pomeranas. Mais à frente os coordenadores entenderam que deveria se trabalhar a parte folclórica com todas as suas diversidades culturais, então, o rebatizaram de Grupo Folclórico Pomerano Fauhån. A palavra Fauhån em pomerano significa Pavão, é clara homenagem a Vila Pavão.

O Grupo Folclórico Pomerano Fauhån é um dos mais antigos grupos de danças folclóricas do Espírito Santo. Foi o primeiro grupo germânico criado no norte do Espírito Santo, tendo participado de todas as edições da Pomitafro, o maior evento cultural da região.

Nesses 30 anos de história influenciou a criação do Museu Pomerano; Formação do Grupo de Tocadores de Concertina; Lançamentos de livros e filmes; Programa de rádio momento pomerano, além de várias outras manifestações culturais

A mesa de honra foi composta pelo anfitrião da cerimônia, o presidente da casa, o vereador João Trancoso; Prefeito Irineu Wutke; secretário municipal de Cultura e Turismo Gil Leandro Breger Lauvers Paz; o vice-presidente da Câmara Municipal vereador Juvenal Médice Ferreira, primeiro secretário da Câmara Municipal vereador Marcos Laurenço Kloss; a coordenadora do Grupo Folclórico Pomerano Fauhån Adriane Ramlow de Souza; representante dos fundadores do Grupo Folclórico Pomerano Fauhån Valdecir Berger e o idealizador e incentivar do Grupo Folclórico Pomerano Fauhån Jorge Kuster Jacob.

Marcaram presença no evento: O vice-prefeito José Wilson Vieira; os secretários municipais Arnaldo Grunivald (Esporte e Lazer) e Arlete Ramlow (Educação); o agente de expansão educacional da faculdade Rede Cultura de Brejetuba Welinton Gonçalves Oliveira; integrantes e ex-integrantes do Grupo Folclórico Pomerano Fauhån; representantes do Grupo Folclórico Pomerano Rijkplatz de Praça Rica; o presidente da CDL local Luciano R. Joann; a professora Valdete Berger Matheus representando a IECLB; o ex-vereador e produtor rural Uelikson Boone, o bolinha; professores, alunos, servidores municipais entre outros.

 

Fonte: Site Oficial da Prefeitura Municipal de Vila Pavão

http://www.vilapavao.es.gov.br/sessao-solene-vereadores-homenageiam-grupo-folclorico-pomerano-fauhan/

 

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Facebook

Portais de Serviços

Atendimento ao Público

Segunda a sexta-feira de 7h às 13h. Dias de Sessão das 8h às 11h e 13h às 17h

Telefone

(27) 3753-1209

Endereço

Rua Travessa Pavão, n° 63 - Centro - Vila Pavão/ES , CEP: 29.843-000 - Caixa Postal 25

E-mail

cmvp@camaravilapavao.es.gov.br

Sessões Plenárias

Primeiras e terceiras terças-feiras de cada mês, com início às 17h. Em casos de feriado, a sessão é realizada no próximo dia útil

Localização

Copyright © 2022 Câmara Municipal de Vila Pavão. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.