Assinado o edital de licitação para construção da Barragem do Córrego do Socorro

Em solenidade na manhã do último sábado (16), no plenário da Câmara Municipal, o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Octaciano Neto, assinou a abertura do edital de licitação para construção da barragem no Córrego Socorro e apresentou o projeto da barragem de Praça Rica.

18 de dezembro de 2017 às 00h00.

Ato de assinatura do edital de licitação para construção da barragem de Córrego do Socorro

Se tudo correr conforme o previsto, no fim do ano que vem, o município de Vila Pavão não terá mais problema de desabastecimento de água.

Em solenidade na manhã do último sábado (16), no plenário da Câmara Municipal, o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Octaciano Neto,  assinou a abertura do edital de licitação para construção da barragem no Córrego Socorro e apresentou o projeto da barragem de Praça Rica.

Em pronunciamento durante a solenidade, Octaciano afirmou que em uma eventual crise hídirca, a barragem do Córrego Socorro, inserida dentro do Programa Estadual de Construção de Barragens do Governo Estadual, terá capacidade para armazenar água suficiente para abastecer a sede de Vila Pavão por no mínimo 135 dias.

A barragem foi projetada para ser construída onde atualmente está situada a captação de água da Cesan, em uma área de 3,5 hectares em terras pertencentes a quatro produtores rurais de Vila Pavão. De acordo com informações do engenheiro Ricardo Batista, responsável pelo projeto, será construída em concreto armado com 4,5 metros de altura. Sua área inundada será em torno de 01 alqueire de terra, com capacidade armazenamento de um volume de 67 mil metros cúbicos de água. Após a implantação do projeto, a área receberá serviço de recomposição da vegetação nativa.

A barragem vai consumir recursos do Governo Estadual na ordem de R$ 863.000,00. Está sendo implantada por meio de convêrnio entre a Cesan que viabilizou o projeto de engenharia e a Prefeitura de Vila Pavão que arcou com a indenização das áreas de terras dos produtores rurais que serão alagadas para a reservação de água.

O processo de implantação da barragem teve início em outubro do ano passado, em solenidade no Palácio Anchieta. “Hoje estou assinando aqui em Vila Pavão, a autorização para que na próxima segunda-feira (19), o edital de licitação para construção da barragem no Córrego Socorro seja publicado no Diário Oficial do Estado. No final de fevereiro/inicio de março eu voltarei aqui com o governador Paulo Hartung e com a deputada Raquel Lessa para autorizar o início das obras. É uma obra rápida com duração de seis meses e se tudo correr dentro do previsto, no fim de 2018, o município de Vila Pavão não terá mais problema de falta de água”, garantiu.

Barragem de Praça Rica

Octaciano anunciou também o projeto de uma grande barragem no distrito de Praça Rica que atualmente se encontra em fase de estudo de viabilidade, devendo ser concluído em janeiro de 2018. A previsão é que no segundo o secretário é que no semestre de 2018, a obra também seja iniciada. A barragem de Praça Rica será maior que a do Córrego Socorro. Segundo informações dos responsáveis pelo projeto, o barramento terá 5,5 metros de altura; área alagada de 17,5 hectares e reservatório com capacidade de aproximadamente 1 bilhão de litros de armazenamento.

O secretário Octaciano Neto destacou que as duas barragens que serão construídas em Vila Pavão resolverão de vez o problema de abastecimento de água da cidade. “Além dessas duas barragens, teremos futuramente também a do Cricaré. Com isso, o município não vai ter mais problema com abastecimendo. Enquanto outros estados estão com dificuldade de pagar salário dos servidores, o Espírito Santo está com as contas organizadas, o que permite que sejam feitos investimentos para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

O secretário lembrou ainda de outros investimentos do Governo Estadual em Vila Pavão. “Neste ano, foi inaugurada a pavimentação da estrada que liga Vila Pavão ao distrito de Praça Rica, por meio do Programa Caminhos do Campo. Como em Praça Rica, o distrito de Todos os Santos também será contemplado em 2018 com antena de telefonia móvel e internet 3G do programa Campo Digital”, disse.

O Prefeito Irineu Wutke considera as barragens de Praça Rica e Córrego Socorro importantes tanto para agricultura, quanto para o abastecimento humano. ”As duas barragens são essenciais para o desenvolvimento local, porque além do abastecimento humano, temos também toda a agricultura familiar, que faz uso dessa água para irrigação”, completou.

A  proprietária indenizada  na construção da barragem de Córrego Socorro, Neuza Rodrigues de Freitas, disse que está otimista com a contratação do serviço para a barragem. “Será muito bom para os cidadãos de Vila Pavão, pois é mais desenvolvimento para o município”, disse.

O gabinete do prefeito Irineu Wutke preparou uma calorosa recepção para o secretário de estado. Octaciano e equipe foram recepcionados na Câmara Municipal por representantes dos grupos folclóricos e as rainhas da 20ª Pomitafro, todos  vestidos a caráter. Marcaram presença no evento, o  vice-prefeito José Wilson Viera, vereadores, diretores de escolas, alunos, secretários e servidores municipais , produtores rurais, representantes do Incaper, igrejas entre outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Vila Pavão